Uma das mais importantes feiras do agronegócio da América Latina, a 46ª Expointer, que começa neste sábado e segue até o dia 3, terá novamente uma ampla cobertura dos veículos da RBS. É uma tradição de ZH, GZH, RBS TV, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho colocarem força total em eventos que impulsionam o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Este ano, por exemplo, fizemos o mesmo com a Expodireto, em Não-Me-Toque, e com o South Summit, em Porto Alegre. A Expointer, no entanto, é a mais antiga das feiras gaúchas e a que, nessas mais de quatro décadas, sempre precisou – e conseguiu – ultrapassar barreiras e se reinventar para se manter fortalecida, relevante e inovadora.
A cobertura jornalística começou na sexta-feira, com a transmissão do Gaúcha Atualidade direto da Casa RBS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, que seguirá até o dia 1º sendo realizada de lá. Neste sábado, o Supersábado também será transmitido de Esteio, das 8h às 11h. Já a partir das 11h45min, Cristina Ranzolin comanda o Jornal do Almoço direto do parque. No domingo, teremos acompanhamento pela Gaúcha e em GZH do Freio de Ouro.
Tradição na Expointer, a 24ª edição do Troféu Guri será realizada na segunda-feira. A RBS vai homenagear nove personalidades do Estado que se destacam nas suas áreas de atuação e promovem o RS. A cerimônia será exibida ao vivo em GZH a partir das 18h30min.
Ao longo da semana, haverá oito edições do Campo em Debate, evento que se propõe a discutir temas relevantes para o agronegócio, em parceria com entidades do setor. As discussões serão conduzidas pelas colunistas Gisele Loeblein e Giane Guerra e pelo comunicador José Alberto Andrade, com transmissão em GZH.
Na quinta-feira , às 14h30min, ocorrerá o Painel RBS Notícias. Sob o comando do apresentador Elói Zorzetto, reunirá especialistas para debater as mudanças climáticas e os impactos na produção de alimentos.
Nesta edição, reportagem nas páginas 24 e 25 e um caderno de 24 páginas encartado mostram tudo sobre a exposição, desde a programação e as novidades até as perspectivas de resultados da feira.
A colunista e comentarista de agronegócio da RBS, Gisele Loeblein, resume para nossos assinantes a importância desse investimento jornalístico:
– A mobilização para a cobertura da feira é proporcional ao tamanho e à representatividade do agro na economia do Estado. E, mais do que evidenciar o papel da atividade no desenvolvimento gaúcho, a Expointer é uma oportunidade única de conexão com o público urbano. É por isso que vamos com força máxima para o parque Assis Brasil, para mostrar quem faz e para quem é feita a produção agropecuária.
Uma equipe de repórteres, fotógrafos, colunistas e comunicadores estará diariamente na feira produzindo conteúdos sobre a Expointer. O assinante poderá acompanhar as notícias em ZH e no site e no aplicativo de GZH.