Um trabalho jornalístico, por melhor que seja, precisa ter reconhecimento do público e repercutir entre os diversos setores da sociedade para que alcance a devida valorização. A qualidade da informação, a profundidade da apuração, a precisão e o equilíbrio são essenciais em uma reportagem, mas se ela não provocar impacto entre leitores, ouvintes e telespectadores, dificilmente terá alcançado seu objetivo. Por isso, quando um profissional recebe um prêmio é porque o seu trabalho alcançou esse objetivo.
Nos últimos dias, repórteres, fotógrafos, designers da Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho conquistaram importantes premiações. Entre elas, o 64º Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo, considerado o mais importante do Estado pela sua abrangência (são 19 categorias, incluindo seis universitárias) e um dos mais antigos do país.
A solenidade reuniu os finalistas no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Foram mais de 20 trabalhos do Grupo RBS reconhecidos.
– Para o gestor de uma operação complexa como uma redação multiplataforma, ver tantas conquistas na equipe, reconhecendo jovens e veteranos em várias áreas, é uma realização profissional muito valiosa – afirma o gerente de Jornalismo da Redação Integrada, Nilson Vargas.
Receber um troféu ou um certificado não só valoriza o currículo como inspira o profissional a buscar conteúdos que se conectem cada vez mais com o público. Que ao final de 2023 possamos novamente festejar as grandes conquistas do jornalismo.