Ganhou o melhor. O Inter é mais time do que o Grêmio, e por isso fez 2 a 1 em um ótimo Gre-Nal decisivo do Gauchão Feminino. Assim, a equipe do técnico Maurício Salgado sagrou-se bicampeã invicta na manhã deste domingo (20), na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha. O jovem Grêmio de Patrícia Gusmão fica na fila. A vitória, porém, é do esporte. E, aí, não há derrotados. Não dá mais para não ter Gauchão das gurias, no nível que elas atingiram em Grêmio e Inter. Com ou sem pandemia. O jogo teve transmissão inédita ao vivo de RBS TV. A Rádio Gaúcha também transmitiu.
O Inter, com a experiência das zagueiras Bruna Benites (Seleção Brasileira) e Sorriso, foi pouco ameaçado. Na lateral-esquerda, Naná, a melhor em campo, além de marcar Eudimilla, 19 anos, um talento do Grêmio, ainda foi à frente e salvou dois gols, nas únicas chances reais até o pênalti bem cobrado por Pri Back. Na frente, o Inter tinha três atacantes de primeira linha: a artilheira Byanca, que marcou um golaço, no ângulo. Ela é centroavante. Pelos lados, Shasha e Rafa Travalão, autora de um cruzamento perfeito para Djeni abrir o placar, de cabeça. Isso sem contar Fabi Simões, atacante nível Seleção que está atuando na lateral direita, dando ao Inter um poder de fogo enorme.
No Grêmio, a goleira Lorena foi destaque, com pelo menos um milagre, saltando e espalmando no ângulo. Em outro lance, salvou no reflexo. Bem marcada, Eudimila não conseguiu acionar a rápida centroavante Marta. Jane, camisa 10, demorou a entrar no jogo. O Grêmio ameaçou com a lateral Rebeca, às costas de Fabi. Por ali, Gissele incomodou sempre. O Grêmio foi valente e nunca desistiu, apesar da superioridade colorada. Mas faltou ao Grêmio mais bola no chão, sobretudo no primeiro tempo. O Inter pressionou a saída de bola, e um Grêmio nervoso e muito jovem buscava o lance longo.
Um bicampeonato justo para o Inter, que mescla bem a experiência com jovens meninas da base. O sub-16 colorado, para se ter ideia, está na final do Brasileirão da categoria. O Grêmio, se buscar algumas jogadoras mais tarimbadas, vai crescer. Duda Luizelli, coordenadora de seleções da CBF, estava vendo o jogo no estádio, a pedido da Pia.
Na Série A1 deste ano, Inter e Grêmio fizeram bom papel. Foram eliminados nas quartas, para Avaí/Kindermann e Corinthians, respectivamente o vice e o campeão do torneio. Na fase de classificação, o Inter finalizou em terceiro. O Grêmio pegou a última vaga para os mata-matas: oitavo. São 20 clubes no total.