Após o importante passo do Inter rumo à final da Copa do Brasil, ao vencer no Mineirão, agora é a vez do Grêmio. Escalar reservas contra o Fluminense, no sábado passado, enquanto o Cruzeiro se destroçava no duelo com o Atlético-MG, fez muita diferença para o Inter. No segundo tempo, fez 1 a o na bola e no pulmão.
Usar reservas neste sábado, a partir das 18h, contra a força máxima do Flamengo, é um risco necessário.
O Athletico-PR, inimigo de quarta-feira na semifinal da Copa do Brasil, vem de semana extenuante no Japão, onde ergueu a Copa Levain. Escalará time alternativo diante do Botafogo, domingo. Mas é fato: mal chegou ao Brasil e já terá de viajar. Sem falar no fuso e no desgaste da viagem a Tóquio. São 48 horas, ida e volta.
Descansar é essencial para os titulares do Grêmio abrirem vantagem na Arena, na próxima quarta. O vigor tem de estar concentrado ali. Além do mais, Renato terá nova chance de escalar Luan e Tardelli no sábado. E ainda estrear Luciano. Mas falemos de Luan e Tardelli.
Repito, pela milésima vez: reforços melhores do que a retomada destes dois, justamente nas decisões de mata-mata, não existem no horizonte tricolor. Melhor palco do que o Maracanã, com o Brasil todo de olho, impossível. Se eles não se entusiasmarem agora, nunca mais. Mesmo que não ganhe do Flamengo e se atrase no Brasileirão: se o desempenho deles indicar ladeira acima, terá valido a pena.