O Grêmio, pelo seu modelo de jogo, é o campeão de passes do Gauchão. Em 10 rodadas, foram 5.053 passes. No caso do Inter, que adota um sistema de mais reação e velocidade, a bola circulou de pé em pé 3.386 vezes.
Na hora dos cruzamentos, a ordem se inverte. O Inter trabalhou mais a bola alçada, com 65 tentativas pelo alto. O Grêmio adota menos este expediente: apenas 32 vezes.
Os reis dos bons cruzamentos são quase todos do Inter: D'Alessandro, Rafael Sobis, Uendel e Bruno. Somente em quinto aparece o gremista Jean Pyerre.
Os cinco passadores mais eficientes do campeonato, por consequência, são do Grêmio. E com uma surpresa: um Leonardo Gomes em franca ascensão puxa a lista, que segue com Paulo Miranda, Maicon, Michel e Matheus Henrique. É mesmo impressionante a evolução do lateral-direito de 22 anos.
Ele chegou timidamente do Boa Esporte, em 2017, com 20 anos, boa altura (1m83cm) e velocidade. As primeiras aparições foram terríveis. Parecia que nunca alcançaria o padrão mínimo para atuar pelo Grêmio, especialmente o da troca curta de passes em progressão, marca da equipe de Renato Portaluppi.
Até Madson, que nem está mais no Grêmio, esteve à sua frente. Aos poucos, treinando sem alarde, foi melhorando. Primeiro, deixou o próprio Madson para trás. Depois, foi convencendo Renato de que poderia tomar o lugar de Léo Moura, que, apesar de quarentão, é uma grife da posição.
Mas ele conseguiu. Leonardo soma gols importantes no currículo para um jogador anunciado sempre como defensivo e limitações técnicas. Um foi na semifinal da Libertadores do ano passado, na Arena, naquela derrota para o River Plate.
E, agora, no Gre-Nal 418, ao marcar o gol da vitória por 1 a 0. Para completar a boa fase, a surpresa: Leonardo Gomes, quem diria, é o surpreendente rei do passe do Campeonato Gaúcho até o momento. Os números são do Footstats.