A direção do Inter já entregou ao secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, e também para o responsável pela pasta estadual do Esporte, o ex-judoca e bicampeão mundial João Derly, o documento que oficializa o pedido de cedência de uma área pública para a construção do Centro de Treinamento do clube, em Guaíba.
O texto atende um pedido feito pelo governador Eduardo Leite ao presidente colorado, Marcelo Medeiros, em audiência realizada no Palácio Piratini. O passo seguinte será o envio do material para a Procuradoria Geral do Estado analisar, antes de tocá-lo adiante.
O deputado Frederico Antunes, líder do governo Eduardo Leite na Assembleia Legislativa e um dos articuladores políticos da proposição, estava no encontro.
Hoje, o Inter paga aluguel (em torno de R$ 50 mil mensais) pela área de 400 mil metros quadrados, localizada na Estrada do Conde, região metropolitana de Porto Alegre.
Uma vez dono da área em definitivo, o clube poderá disputar recursos da Lei de Incentivo ao Esporte previstos no Orçamento Geral da União.
O documento, que ainda será analisado pela Assembleia, prevê a contrapartida de realização de ações sociais nos âmbitos educacional, tecnológico e cultural. Essas ações, segundo o deputado Frederico Antunes, devem ser definidas em conjunto com as duas partes. Está no escopo do projeto a possibilidade da construção de uma escola pública junto ao CT, obra que pode trazer benefícios para os moradores de Guaíba.
O secretário Rodrigo Lorenzoni afirmou que irá intermediar as contrapartidas com o município e trabalhar pela aprovação do projeto na Assembleia. Igual movimento fez o Grêmio no ano passado, para ter a posse definitiva da área pública onde fica o CT Luiz Carvalho, perto da Arena.
— Vou trabalhar na articulação junto ao Legislativo para acelerar o processo, pois reconheço a importância que tem para o desenvolvimento da comunidade de Guaíba — ressaltou Lorenzoni sobre o CT colorado.
O projeto ainda passar também pela Casa Civil. A previsão é que no mês de abril já tenha sido analisado e aprovado. Para o vice-presidente do Inter, Alexandre Barcellos, além de corresponder às expectativas, a data seria emblemática para os colorados: em abril, o clube completará 110 anos, enquanto o estádio Beira-Rio festejará o seu cinquentenário de inauguração.