No tradicional espaço do programa Supersábado, da Rádio Gaúcha, Tiago Boff e Mariana Ceccon, os apresentadores, propuseram uma Batalha Musical – quadro do programa em que os ouvintes votam na sua preferência – baseada em duas bandas de rock importantes da trajetória do músico Dave Grohl: Nirvana e Foo Fighters.
A provocação dos apresentadores surtiu efeito. Fiquei um bom tempo pensando em quem eu votaria. O Nirvana nasceu em Seattle, Estados Unidos, e acabou tragicamente em 1994, quando o guitarrista e líder da banda, Kurt Cobain, em depressão, resolveu tirar a própria vida. Dave Grohl era o baterista e não se deixou abater por muito tempo: foi atrás de seu sonho, que era continuar a viver de rock.
Grohl trocou as baquetas pela palheta e pelas cordas, pegou na guitarra e foi para a frente do palco. Fundou o Foo Figthers. Desde lá, cansou de criar hits, lotou o lendário Wembley, estádio de Londres, para duas apresentações – feito extraordinário para uma banda de rock. Dave Grohl é um dínamo. Cada um tem seu gosto musical, sobre o qual eu não interfiro, minha análise é técnica. Mas o talento de Grohl é inegável. Além de tudo, ele conquistou os corações de Bob Dylan e Paul McCartney.
Depois de muito pensar, concluí que Nirvana e Foo Fighters são diferentes. Vivi os dois momentos. O Nirvana liderava um movimento que varreu o rock na virada dos anos 1980 para os 1990: o grunge. Por um momento, se acreditou que aquela onda iria predominar. Até o Kiss, em 1997, deixou as pinturas do rosto de lado, adotou a flanela e gravou um disco voltado para o grunge (Carnival of Souls).
O Foo Fighters, a banda que Grohl lidera, é diferente. É uma fábrica de hits. Dave Grohl é um líder nato. Nasceu para fazer isso. Ao vivo, substitui os grandes showmen dos anos 1980: Bruce Springsteen, Elton John, só para citar dois ótimos músicos que, naturalmente, esmoreceram um pouco. Grohl consegue ser o maior showman do momento – ele transforma uma apresentação num acontecimento.
Nem Nirvana nem Foo Fighters. Numa eleição entre os dois, voto no astro.