Porto Alegre está com a vacinação da primeira dose suspensa em postos de saúde, nesta quarta-feira (23), mesmo tendo o Rio Grande do Sul recebido no início da semana mais de 500 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
É uma orientação do Ministério da Saúde: guardar esse lote para a aplicação da segunda dose de quem tem o calendário de imunização marcado para os próximos dias. Ou seja, a remessa enviada ao Estado nesta semana será para garantir a vacina nos próximos dias às pessoas que já receberam a primeira dose.
Desta forma, a Capital estacionou a vacinação por idade nos 50 anos. A imunização por faixa etária ainda não tem data para ser retomada — provavelmente apenas no fim da semana.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, afirmou que a Secretaria da Saúde está preparada para fazer um mutirão de aplicação da vacina da Janssen, de dose única, que será entregue ainda nesta semana ao Rio Grande do Sul. O imunizante tem prazo de validade estipulado para 27 de junho, embora a Anvisa tenha autorizado o uso mesmo depois do vencimento.