Porto Alegre espera a chegada de mais lotes de vacinas contra a covid-19 para dar seguimento à imunização e baixar a idade mínima de aplicação. O fornecimento da primeira dose de imunizantes será interrompido nos postos de saúde da Capital nesta quarta-feira (23). Em entrevista à Rádio Gaúcha, o coordenador da Vigilância em Saúde da Capital, Fernando Ritter, disse que a expectativa é de que uma nova remessa chegue até o final desta semana.
— Infelizmente tivemos que parar temporariamente a vacinação da primeira dose para a covid (...). Estamos na expectativa da chegada desse lote da Janssen. Nós tínhamos um planejamento de baixar a idade mínima para vacinação para 45 anos até sexta-feira. Assim que chegar, nós começaremos a baixar. Queremos baixar as idades o quanto antes. Essa é a nossa prioridade — afirma Fernando Ritter.
O governo do Estado divulgou na noite desta terça-feira (22) que o Rio Grande do Sul receberá 91.800 doses de vacinas da Janssen, cuja aplicação é recomendada em dose única. Ao todo, 434 mil doses de imunizantes serão encaminhadas ao Estado, porém, ainda sem data confirmada para o envio.
— Nós não usamos ainda toda a nossa capacidade. Nós podemos chegar a 100 unidades de saúde aplicando doses. O que nos impede é a falta de doses — disse o diretor.
Segundo Ritter, o último lote de imunizantes que chegou ao Estado, de vacinas de Oxford/AstraZeneca, foi distribuído apenas para a aplicação de reforço. O diretor reforçou que as pessoas que estão com a segunda dose da CoronaVac em atraso devem procurar as unidades.
— Peço que a população cheque a sua carteira de vacinação. Nós temos doses de CoronaVac disponível.
Porto Alegre ainda tem garantido a aplicação da segunda dose de três vacinas: CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer. Além disso, também está vacinando quem agendou a imunização por meio do aplicativo 156+POA. O agendamento para imunização em horário noturno já tinha poucas vagas na noite desta terça-feira.