A segunda onda da pandemia aqui no Rio Grande do Sul poderá ser evitada pelo início da vacinação contra o coronavírus. É a crença do governador Eduardo Leite. Aliás, a estratégia de vacinação no país vai ser tema de uma reunião amanhã do Fórum de Governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Leite admite que o Estado não está imune a segunda onda, como a que está sendo registrada na Europa, por exemplo. Mas o tempo conta a favor do Rio Grande do Sul e agora será uma corrida ainda maior. Autoridades aqui já trabalham com a possibilidade de início da vacinação durante o primeiro trimestre de 2021. Isso daria espaço para começar a imunizar uma parte da população antes do próximo inverno.
-Nós confiamos que a vacina contra o coronavírus vai possibilitar que evitemos uma segunda onda. Claro que não dá pra dizer que estamos imunes, mas a chance é muito clara - disse o governador hoje pela manhã, em entrevista ao Gaúcha Atualidade.
O otimismo do governador é justificado pela sinalização de que os principais laboratórios que pesquisam a vacina estão na fase 3 dos testes, com chance de confirmação de eficácia da vacina ainda neste ano.