Diante da possibilidade de agravamento da crise de saúde gerada pela pandemia, o governador Eduardo Leite divulgou na manhã desta quinta-feira (2), em vídeo, um apelo emocionado para mobilizar os gaúchos. No pronunciamento de pouco mais de sete minutos, Leite convoca a população a ficar em alerta máximo pelos próximos 15 dias que, segundo ele, "serão cruciais".
— Agora, eu sei, estamos todos cansados, pois somos todos humanos, mas não é hora de desistir! Pelo contrário: diante do momento mais crítico, a nossa melhor resposta ainda é a persistência.
O governador voltou a pedir o respeito ao distanciamento social e aos protocolos sanitários. Numa espécie de balanço da pandemia, lembrou que foram mais de cem dias de calamidade pública e que, mesmo assim, cerca de 600 vidas foram perdidas até agora, o que ele classifica como "perda coletiva". Leite fala ainda das perdas econômicas.
— Todos nós perdemos algo. Não há vitoriosos, não há glória possível em meio a tantas derrotas, diante de tantas decisões amargas, muitas vezes impopulares.
Na gravação, o governador afirma que o "dever de casa foi feito". Houve um aumento de 75% na capacidade de leitos de UTI, mais vagas serão abertas nos próximos dias, mas, mesmo assim, isso não está sendo suficiente para aliviar o sistema de saúde.
Defende ainda que, neste momento dramático da pandemia, é preciso uma dose extra de esforço dos gaúchos, principalmente nas regiões de bandeira vermelha do distanciamento controlado. Leite fala em duas armas para passar por este momento: solidariedade e racionalidade.
O apelo foi divulgado um dia antes da atualização das bandeiras de restrição e no fim de uma semana que teve aumento expressivo na lotação de UTIs por coronavírus na Região Metropolitana.