Em maio, a Secretaria de Educação de Porto Alegre (Smed) reuniu cerca de 5 mil alunos do 5º e do 9º ano para submetê-los a testes de competência em matemática e português. Os resultados não ficam longe dos alcançados por estudantes de escolas públicas pelo país, mas reforçam a urgência de mudanças no ensino. Apenas 53,05% dos alunos do 5º ano atingiram o mínimo esperado para língua portuguesa. Na mesma disciplina, no 9º ano, o índice ficou mais baixo: 48%. Matemática teve índice ainda menor: só 38% dos estudantes do 9º dominaram matemática básica. Na mesma série, mas indo mais a fundo em português, apenas 17% conseguiram identificar sinais linguísticos em texto que perguntava quem era o locutor e o interlocutor. O secretário de Educação de Porto Alegre, Adriano Naves de Brito, reconhece o desempenho baixo, apresenta caminhos para superar deficiências e garante que problemas históricos começam a ser resolvidos.
Scola entrevista
"Temos ótimas condições para professores. E pouca atenção para o aluno em si", afirma secretário da Educação de Porto Alegre
Adriano Naves de Brito reconhece o baixo desempenho do ensino público e apresenta caminhos para superar deficiências