Em meio à crise do Grêmio no Campeonato Brasileiro, os torcedores e os bastidores do clube parecem estar tontos atrás de explicações para o péssimo rendimento do time neste momento da temporada. Esse exercício é natural para uma equipe que joga tão pouco e que fez tantos investimentos. Existe, no entanto, no meio da crise, uma grande verdade dita pelo técnico Renato Portaluppi e que precisa ser analisada com calma.
O treinador tricolor, em uma de suas atrapalhadas coletivas, disse que o time não estaria nesta situação se tivesse jogado em casa por mais vezes nesta competição. Como, nos últimos tempos, as manifestações de Renato serviram mais para dar explicações sem conteúdo do que para definir alguma conduta, a frase se perdeu no meio das outras sem ganhar maior importância. Mas existe uma verdade definitiva nesta afirmação.
Vamos aos fatos e, como se diz, contra fatos não há argumentos.
- Veja o aproveitamento do Grêmio como mandante dentro e fora da Arena pelo Brasileirão
Na Arena
Sete jogos: cinco vitórias e duas derrotas (71% de aproveitamento).
- Antes da enchente
Grêmio 2x0 Athletico-PR
Grêmio 1x0 Cuiabá
- Depois da enchente
Grêmio 2x3 Atlético-MG
Grêmio 3x2 Flamengo
Grêmio 1x2 Criciúma
Grêmio 3x1 Fortaleza
Grêmio 3x1 Atlético-GO
Fora da Arena
Nove jogos: três vitórias, um empate e cinco derrotas (37% de aproveitamento)
Grêmio 0x2 Bragantino (Couto Pereira)
Grêmio 1x2 Botafogo (Kleber Andrade)
Grêmio 0x1 Inter (Couto Pereira)
Grêmio 1x0 Fluminense (Centenário)
Grêmio 2x2 Palmeiras (Centenário)
Grêmio 0x2 Cruzeiro (Centenário)
Grêmio 2x0 Vitória (Centenário)
Grêmio 1x0 Vasco (Arena Condá)
Grêmio 0x2 Bahia (Alfredo Jaconi)
Os números mostrados deixam claro que, mesmo com atuações abaixo da exigência do Grêmio, a situação na tabela seria completamente diferente se tivéssemos a participação do fator local em apoio ao time de Renato Portaluppi. Se é verdade que o treinador do Grêmio diz coisas sem sentido, neste caso, é preciso ser justo. Renato tem toda a razão. Se tivesse atuado na Arena mais vezes, o Grêmio não estaria fazendo contas na zona de baixo do Campeonato Brasileiro.