Com grande diferença no número final de votos no colégio eleitoral, muitas pessoas questionam se houve erro nas pesquisas nos Estados Unidos. A apuração terminou nesse fim de semana, com resultado final de 312 votos para Donald Trump e 226 para Kamala Harris.
É uma diferença grande, quando tudo apontava uma disputa acirrada. E, sim, era uma eleição muito apertada. Acontece que o sistema lá é tão diferente que as pesquisas ocorrem em cada Estado. Sete deles decidiriam a eleição, somando 93 dos 538 votos de delegados.
Para se ter uma ideia, Trump venceu na Pensilvânia com 50,6% dos votos, o mesmo percentual de Nevada. Na Carolina do Norte, o republicano ganhou com 51,1%. Diferenças muito pequenas, como se imaginava. Em todos, dentro da margem de erro das pesquisas. Na média, Kamala só tinha um ponto de vantagem nas pesquisas. O que não se imaginava é que Trump não só ganharia colégios importantes, como levou todos os sete Estados. Uma vitória esmagadora e que marca a volta por cima do ex-presidente dos Estados Unidos, que retoma o poder a partir de 20 de janeiro.