Assim como os Jogos Olímpicos, os Jogos Pan-Americanos não constam no calendário do futebol como data Fifa. Desta forma, clubes não são obrigados a liberar seus jogadores e jogadoras. No Pan, a seleção do Chile usou a data do calendário feminino que foi de 23 a 31 de outubro para escalar quatro atletas, entre elas as goleiras Christiane Endler, do Lyon, da França, e Antonia Canales, do Valencia.
Dessa forma, após disputar a semifinal contra os Estados Unidos, que garantiu ao Chile sua primeira medalha na história do futebol feminino do Pan, a capitã Christiane Endler disse que não disputaria o ouro contra o México, na sexta, já que terá que se apresentar ao seu clube na França. O mesmo vale para sua reserva e mais a zagueira Camila Sáez e a meio-campista Karen Araya, ambas do Madrid CFF, da Espanha. Todas voltaram para a Europa.
O fato causou uma espécie de comoção no país e muitas críticas à Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP). Antonia Orellana, titular da pasta do Ministério da Mulher e da Igualdade de Gênero, usou suas redes sociais para comentar o fato e não poupou os dirigentes da entidade.
A ANFP ainda buscou inscrever um atleta, a goleira Gabriela Bórquez, da Universidad de Chile, mas a PanAm Sports, entidade que organiza os Jogos vetou o pedido e o Chile além de ter ficado com apenas 14 das 18 jogadoras convocadas, não terá uma goleira para a final.
Goteiras
O frio e a chuva chegaram com muita força nesta quarta-feira (1) em Santiago e trouxeram transtornos para os organizadores dos Jogos Pan-Americanos. Alguns dos problemas de infraestrutura já conhecidos. Um deles era previsto.
Media Press Center (MPC) e o International Broadcasting Center (IBC), que tradicionalmente em eventos como Pan e Jogos Olímpicos ficam em prédios dentro do Parque Olímpico, no Chile são duas áreas provisórias, cobertas por imensas lonas brancas. E com o volume intenso das chuvas desta quarta, goteiras apareceram e voluntários correram para evitar estragos.
Estádios e arenas lotadas, pero no mucho
A maioria dos estádios e arenas do Pan está recebendo grandes públicos. Porém, em alguns locais existe espécie de maquiagem. A Arena do Parque O'Higgins, que recebe as competições de vôlei, tem lotação máxima em todas as rodadas. E esta é 100%, porque os ingressos foram vendidos pela popularidade mundial da modalidade.
Mas no Estadio Nacional, onde acontece o atletismo, muitos ingressos ficaram encalhados e a forma que os chilenos adotaram foi criativa. Muitas entradas foram distribuídas para escolas e é comum ver crianças e adolescentes formando filas para entrar nas arquibancadas e acompanhar as disputas.