Gramado, na Serra, vai respirar entretenimento, gastronomia, palestras e exposição de produtos de origens coloniais, de 28 a 31 de agosto, no Connection Terroirs do Brasil, que promete ser vitrine para produtos com territorialidade.
A Rua Coberta e o Palácio dos Festivais serão os palcos principais do evento que joga luzes na realidade dos produtos com certificado de origem, já que o Brasil possui 116 produtores com Indicação Geográfica (IG) certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e 51 deles estarão na cidade.
— Ao garantir um selo de originalidade como a Indicação Geográfica, aquela região tem na mão a oportunidade de se desenvolver como um destino turístico, movimentando a economia local e possibilitando que toda a região cresça — diz Luciana Thomé, curadora do evento, que tem a organização da Rossi e Zorzanello Eventos e Empreendimentos e correalização do Sebrae.
Acesso gratuito
Na Alameda Terroir, na Rua Coberta, o público encontrará uma exposição que reúne produtos coloniais. Haverá exposição de vinhos e espumantes, cafés, queijos, melado, mel, arroz, própolis, guaraná, aguardente, cerâmica, banana, maçã, uva, cacau, tambaqui, erva-mate, bordado, farinha de mandioca, calçado, bala de banana, renda de agulha, doces de Pelotas e chocolate artesanal de Gramado.
Palco de conteúdo
No Palácio dos Festivais, personalidades e cases de sucesso, como o escritor Leonid Streliaev, o chef Marcos Livi e Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, vão compartilhar experiências trazendo debates sobre mercado, sustentabilidade, inovação, produtos de origem e turismo.
Solidariedade
Para participar da área de conteúdos no Palácio dos Festivais, é necessário fazer o credenciamento, cujo valor (R$ 350) será doado integralmente ao município de Santa Tereza, que foi castigado pela enchentes. A credencial também permite acesso gratuito em 11 parques temáticos da região, como a Vila da Mônica e o Mini Mundo. Além disso, 16 restaurantes acrescentam aos seus cardápios pratos que buscam valorizar insumos brasileiros, especialmente os consumidos no Rio Grande do Sul.
O acesso às inscrições e à programação completa estão no site connectionexperience.com.br.