A atriz Cristiana Oliveira, intérprete da personagem Juma Marruá na primeira versão da novela Pantanal (1990), prestigiou, na terça-feira (28), no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR), a entrega do selo Aeroporto Amigo da Onça, concedido pelo projeto Onças do Iguaçu — desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes, Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros) e Parque Nacional do Iguaçu.
Cristiana — que na trama do folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa "virava onça", é embaixadora dos projetos Amigo da Onça e SOS Pantanal — está envolvida nas atividades que marcam o Dia Internacional da Onça-Pintada, celebrado nesta quarta-feira (29).
— A onça-pintada faz parte da minha vida há mais de 30 anos. Estar em um evento tão importante sinaliza que temos pessoas preocupadas com a conservação deste animal e que podemos mudar o cenário atual. A união entre uma empresa e projetos independentes é muito necessária — diz a atriz, que completa 60 anos em 15 de dezembro.
O aeroporto obteve o título por atender a seis critérios: apoio à pesquisa, adequações de segurança, divulgação e visibilidade à causa, engajamento na arrecadação de recursos, apoio à capacitação e intermediação com parceiros.
Quem chegar ou sair de Foz do Iguaçu pelo aeroporto poderá ver informações sobre a campanha e a necessidade de preservação das onças-pintadas em painéis, materiais informativos e até nos ônibus que transportam os passageiros da área de embarque às aeronaves.