A primeira etapa da campanha nacional de vacinação 2021 contra a febre aftosa começa neste sábado (1º). De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nessa primeira fase, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos, de todas as idades, em 21 Estados. Ao todo, espera-se imunizar cerca de 170 milhões de animais.
Amazonas e Mato Grosso participam apenas com os municípios que ainda não suspenderam a vacinação. No Espírito Santo, a imunização ocorrerá para bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. O calendário de vacinação completo para todos os entes da federação pode ser consultado aqui.
Conforme o documento divulgado, Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina são Estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação e a aplicação do imunizante é proibida.
“As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina”, destacou o ministério, em nota oficial.
O órgão ministerial ressalta ainda que o produtor deve declarar a vacinação ao órgão de defesa sanitária animal estadual. A declaração de vacinação deve ser realizada de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário.