Responde: Gabriel de Carvalho, nutricionista e farmacêutico bioquímico
O produto alimentar conhecido pelo consumidor como gelatina é composto de açúcar (ou adoçantes artificiais), diversos aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes, flavorizantes e outros) e, em último lugar, colágeno. O colágeno é extraído da pele, casco e ossos de animais, a partir de um processamento industrial.
O consumo desse tipo de item alimentar não apresenta qualquer benefício para a saúde humana, pois a quantidade do único ingrediente com algum benefício a saúde, no caso o colágeno, que é uma proteína, é extremamente pequena. Enquanto que a quantidade dos ingredientes indesejáveis, todos os demais listados, é elevada.
A única opção de gelatina que pode ser consumida sem malefícios à saúde, e com algum tipo de benefício, é a gelatina incolor sem sabor, seja em pó ou em folha — que, misturada em receitas, pode agregar valor nutricional as mesmas.
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.