Responde: Mohamed Hussein El Zoghbi, presidente da certificadora Fambras Halal
A palavra halal significa permitido aos muçulmanos. O Brasil tem 90% de seus frigoríficos habilitados para produzir proteína animal halal e seus derivados. O país já figura como o maior exportador desta carne para o mundo islâmico.
O abate deve ser feito de forma rápida, para que o animal não sofra e deve ser praticado com ética, seguindo as Leis do Alcorão. Evocar o nome de Deus no ato da degola tem grande significado: é uma maneira de agradecer pelo alimento enviado por Deus, pedindo perdão, já que os animais são sacrificados para garantir o sustento alimentar do ser humano e não por diversão ou sadismo.
Os animais devem estar saudáveis, aprovados pelas autoridades sanitárias competentes e o abate dever ser feito por um muçulmano que entenda o fundamento das regras e das condições relacionadas aos preceitos da religião islâmica.
Os alimentos halal exigem das indústrias a implantação de uma série de padrões e controles de qualidade, como o monitoramento dos insumos, da manipulação dos alimentos e da rastreabilidade, que garantem mais segurança aos alimentos.
Por tudo isso, este alimento é recomendável não só para o consumo dos muçulmanos, mas para a população, em geral.