Oscilações do mercado, cotações, números de perdas. Tudo isso compõe o movimentado e sempre atualizado mercado da soja. Foi com esse propósito que agrônomos da Universidade Federal de Santa Maria criaram e desenvolveram o portal Mais Soja que, na prática, reúne informações, notícias e notas técnicas em torno da cultura da soja no Brasil e no mundo.
Em cerca de dois anos, o portal virou referência no meio e conta com 20 mil acessos diários. Um dos idealizadores, Lucas Stefanello, explica que a empresa está incubada na Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).
Além de fornecer informações, o site é um espaço para divulgação de trabalhos técnicos de profissionais da área. Recentemente, desde maio do ano passado, o portal também virou um espaço de aprimoramento de mão de obra.
O Mais Soja também oferece cursos de formação à distância. Segundo Stefanello, as capacitações são online e uma das vantagens, conforme ele, é que não há horário específico. Os preços são atrativos e as aulas – que são divididas em módulos com vídeos de até 10 minutos – contam com material de apoio.
Depois que é finalizado o módulo, é emitido um certificado que tem a validade da Associação Brasileira de Ensino a Distância, da UFSM, entre outros. São, ao todo, nove cursos que são ministrados por vários professores e especialistas da área.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (6):