A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, iniciada sexta-feira, vai até 31 de maio no Estado. Com menos recursos do que em 2015, a campanha deste ano reduziu de cem para 30 o número máximo de animais para ter direito a vacina de graça. Além da obrigatoriedade, outros cuidados são recomendados para garantir a sanidade.
- Só a vacina não é garantia. O produtor deve ficar atento a sinais físicos da doença, como lesões na região da boca e dos cascos, salivação e dificuldade de alimentação - diz Grazziane Rigon, coordenadora do programa de febre aftosa da Secretaria da Agricultura.
A movimentação do gado no período pode ser aproveitada para aplicar vermífugos e carrapaticidas. Até fim de maio,14 milhões de animais devem ser imunizados
no Estado.
Tire suas dúvidas
Quem deve ser imunizado?
-Bovinos e bubalinos de todas as idades. Em novembro, na segunda etapa, só animais de até 24 meses.
Quem recebe vacina de graça?
- Produtores com até 30 animais que se enquadrem no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PecFam).
- Propriedades consideradas de risco, como assentamentos rurais e áreas indígenas.
Como retirar as doses?
- As vacinas gratuitas devem ser buscadas pelo produtor nas inspetorias de defesa sanitária.
- Quem não tem direito à vacina de graça deve comprá-la em agropecuárias credenciadas - são mais de 400 locais de venda no Estado. Após compra e vacinação, o produtor deve levar a nota fiscal nas inspetorias, até 5 de junho, para declarar os animais imunizados.
Quanto custa?
- Em média, R$ 1,80 a dose.
Cuidados na hora de vacinar
- Depois da compra, a aplicação deve ser feita em até cinco dias. A vacina deve ficar sempre refrigerada (2ºC a 8ºC) e não congelada.
- Para levar as doses da agropecuária à propriedade, use um isopor com gelo, preferencialmente à sombra. Cada dose tem 5ml, independente do tamanho do animal.
- A dose deve ser aplicada na tábua do pescoço por via subcutânea ou intramuscular, após o animal ser imobilizado de forma adequada.