Logo após a cerimônia de posse, o secretário da Agricultura, Ernani Polo, anunciou os nomes que irão integrar as diretorias de órgãos vinculados à pasta. No Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a escolha é definitiva. Na Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), na Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) e no Parque Assis Brasil assumem comandantes interinos, por tempo indeterminado - na verdade, até uma decisão definitiva (veja abaixo).
Os escolhidos para o Irga saíram de uma lista de nomes elaborada pelo conselho deliberativo do órgão, formado por entidades ligadas à produtores do Estado.
- Queríamos uma diretoria técnica e aceita por produtores e indústria - afirma Henrique Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz).
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
O Irga terá na presidência o engenheiro agrônomo Guinter Frantz, que por 24 anos atuou na Granja Quatro Irmãos. Na diretoria administrativa, ficará Renato Rocha, produtor que durante nove anos esteve à frente da Federarroz.
Na diretoria técnica, foi escalado Maurício Fischer, que presidiu a entidade no final do governo Germano Rigotto (PMDB) e durante a gestão de Yeda Crusius (PSDB). Para a área comercial, o indicado é Tiago Barata, engenheiro agrônomo de formação, consultor e analista da área de arroz.
Frantz afirma que o primeiro passo é buscar alinhamento com o governador, com o secretário e com os produtores. A pesquisa é outro ponto que está no radar do presidente.
- Temos de continuar as pesquisas de soja em área de várzea também em anos chuvosos - afirmou.
Os novos diretores prometem ainda incluir o Irga novamente nas negociações referentes às planilhas de custos de produção. Na abertura oficial da colheita de arroz, no início do próximo mês, em Tapes, a Federarroz deve apresentar os números de pesquisa encomendada a uma consultoria privada.
Os valores usados como referência para a definição do preço mínimo são elaborados pela Companhia Nacional de Abastecimentos (Conab) e têm sido alvo de questionamento porque apresentariam dados defasados em relação à realidade.
Os interinos
Enquanto a decisão final não sai, são eles que irão responder por entidades importantes para o agronegócio:
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro): assume a presidência o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, que é pesquisador e funcionário da instituição
Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa): quem comanda temporariamente é o engenheiro agrônomo Luis Carlos Hackbart de Oliveira, que foi diretor-técnico da estatal de 2007-2010
Parque Assis Brasil: Marcio Müller, que era o diretor de eventos, atuará interinamente como diretor