Foi na propriedade de Benjamim Sartori, gerida hoje pelos filhos Flávio, Tiago e Moacir, em Pejuçara, que ocorreu na manhã deste sábado a 3ª Abertura Oficial da Colheita do Milho no Estado.
Com mais de um milhão de hectares plantados, o Rio Grande do Sul deve colher na safra 2013/14 mais de cinco milhões de toneladas de milho. O evento contou com a presença do governador Tarso Genro e do Secretário de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. Na propriedade dos Sartori foram feitos investimentos em irrigação por aspersão, R$ 954,9 mil financiados pelo Badesul
- É o segundo ano que trabalhamos com irrigação nas lavoras e já sentimos bastante a diferença. Principalmente nesse período critico de sol pelo qual passamos, no final do ciclo do milho, as lavouras não irrigadas apresentaram uma quebra de quase 50% na produtividade - destacou Moacir, o filho mais novo de Benjamim, que optou por continuar o trabalho junto com os irmãos e agregar valor ao patrimônio já conquistado pelo pai.
A região do noroeste colonial do Estado é considerada a com maior produtividade média do grão no RS. Por isso, é sede desde a primeira edição da abertura oficial da colheita, que tem o objetivo de mostrar a produção do grão para o restante do Estado e do país, inclusive com a implantação de novas tecnologias, como é o caso da irrigação. Mainardi salientou ainda que a propriedade onde foi realizada a abertura não foi escolhida por acaso para a abertura da colheita.
- Essa propriedade não foi escolhida por acaso, o objetivo é mostrar aos produtores a importância da irrigação para a estabilidade do negócio e da tecnologia envolvida em todas as etapas, desde a escolha da semente até o momento da colheita.
Para o prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti, a realização do evento na cidade ressalta a importância da agricultura para a região.
- Os números comprovam isso: 86% do retorno de ICMS na cidade provém da produção primária. E o milho tem um papel importantíssimo nesse contexto - ressaltou Buzzatti.