A Expointer deste ano será especial para o casal Eliana Süssenbach Vaz e Rafael Grimm Vaz, proprietários da Cabanha Cavalera, em Bagé. Com apenas seis anos, a fazenda de cavalos crioulos já desperta o interesse de criadores e comemora resultados.
Eliana e Rafael vão levar para a feira o potranco Estradeiro Cavalera, grande campeão da prova passaporte de Pelotas, e a potranca Estampa Cavalera, terceira melhor fêmea da competição passaporte de Cruz Alta _ prova com recorde de quantidade e qualidade neste ano, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
- Será a primeira participação na Expointer, realizando um sonho inicial e concretizando resultados com o investimento em genética - comenta Eliana.
Negócio de família
A paixão pelos cavalos crioulos não é de agora. Eliana foi a primeira mulher a participar do Freio de Ouro, em 1995, com Relâmpago Tupambaé, presente de seu pai. Porém, o curso de Medicina a manteve longe das pistas de competições - até seu casamento com Rafael, também apreciador da raça. Nasceu então um sonho: expandir um negócio que produzisse animais com afixo próprio (marca de genética), o Cavalera.
- A partir de estudos no banco de dados da ABCCC, começamos a investir em éguas de cria com sangues consagrados, como BT, AS Malke e Santa Edwiges, entre outros, para formar um plantel de fêmeas reduzido, mas com ótimo potencial reprodutivo. Para os cruzamentos, utilizamos garanhões de linhagens também muito consistentes - afirma Rafael.
Áreas como nutrição, sanidade e manejo receberam atenção especial. A nova sede da cabanha está em fase de conclusão. Participar das principais provas da raça com criatórios tradicionais é o melhor balizador, acreditam.
- Estamos muito satisfeitos com os resultados. Temos convicção de que o investimento em genética de qualidade nos ajudará nos próximos objetivos, como a expansão do negócio - conclui Rafael.
A galope
Participação de equinos tem foco na qualidade do plantel
Primeira participação é uma conquista para criadores de crioulo em Bagé
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: