Três obras, previstas para serem finalizadas em dezembro, reforçam os preparativos para a temporada de verão em Tramandaí, no Litoral Norte. A Corsan está instalando duas tubulações, uma na área central e outra na zona sul da cidade, e um poço artesiano, que deverão contribuir para ampliar a oferta de água e a segurança de abastecimento no município.
Na primeira quinzena de novembro, iniciou-se a implantação da adutora que vai interligar o poço artesiano localizado em Nova Tramandaí ao reservatório do bairro Jardim Atlântico. A intervenção deverá acrescentar, aproximadamente 40 litros de água por segundo ao sistema de distribuição e ampliar o abastecimento. A tubulação, de 1,6 mil metros de extensão, passará pelas avenidas Perimetral e República. A obra está 95% pronta, com 1,5 mil metros assentados.
Já o poço artesiano, perfurado às margens da RS-030, será capaz de bombear maior volume de água. A estimativa é de que sejam cerca de 83 litros de água por segundo, enviados a uma estação de tratamento por uma adutora já existente. A interligação deverá ser feita em breve, segundo a Corsan, e a estimativa é de que entre em operação no dia 16 de dezembro.
A outra adutora, de 980 metros de extensão, já começou a ser assentada na região central da cidade e, segundo a Corsan, 55% da obra já foi finalizada. Os canos passam pelas ruas João Pereira Barbosa e Manoel Cesário, no bairro Tiroleza. A tubulação aumentará o volume de água que chega da estação de tratamento a um dos principais reservatórios da cidade, que passará a usar 100% da capacidade de armazenamento – 1 milhão de litros. Atualmente, a utilização do reservatório é de 35%.
— O município de Tramandaí é um dos mais populosos do Litoral Norte e, também, um dos mais visitados, não só no verão, mas durante o ano inteiro. Com essas obras, queremos garantir a estrutura necessária para atender bem à população e aos turistas de todo o Estado, com fornecimento de água eficiente — projeta o diretor regional de operações da Corsan, Fábio Arruda.
Com a conclusão das obras, o aumento será de 700 mil de litros a mais de água para reserva e outros 440 mil litros a mais para distribuição. O investimento total da Corsan é de R$ 2,6 milhões.