O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de tempestade válidos até o meio-dia de terça-feira (15) no Rio Grande do Sul. Os avisos incluem grande volume de chuva, vento forte e possibilidade de queda de granizo.
O primeiro comunicado, que tem grau de severidade para "perigo". Ele abrange municípios do Norte, da Fronteira Oeste e da campanha gaúcha. Para essas localidades, a previsão de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de vento intenso, que pode chegar a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo.
O segundo alerta abrange o Litoral Norte, Serra, Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, e alguns municípios de Santa Catarina. Ele indica chuva intensa, que pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora, além de vento intenso, de 40 a 60 km/h), e queda de granizo.
Já o terceiro aviso, abrange uma faixa que se estende do Norte, atingindo cidades como Erechim e Passo Fundo, até o sul do Estado, como Pelotas e Rio Grande. O alerta é para chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos de 40 a 60 km/h, além de queda de granizo.