A região metropolitana de Porto Alegre é um dos locais com ar mais poluído do mundo nesta sexta-feira (13). O dado consta na plataforma da empresa suíça IQAir, que mede a qualidade do ar em cidades de todo o planeta em tempo real, com base no Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês).
Os dados obtidos na medição indicam AQI de 169 em Guaíba, 170 em Triunfo, 174 em Canoas e Gravataí e 175 em Esteio, até a publicação dessa matéria. O índice varia entre 0 e 500 e quanto maior o número, pior é a qualidade do ar no local.
Se comparado com o ranking das principais capitais mais poluídas do mundo, Esteio ocuparia a segunda posição, ficando atrás apenas de Kuwait City, no Kuwait. Nesta semana, São Paulo chegou a aparecer na liderança da lista. A situação tem relação com os incêndios que atingem diversas regiões do Brasil.
O índice AQI divide a qualidade de ar nos níveis: Bom, Moderado, Não saudável para grupos sensíveis, Não saudável, Muito não saudável e Perigoso.
- Boa 0 -50 Qualidade do ar é satisfatória e poluição indica pouco ou nenhum risco.
- Moderada 51 - 100 A qualidade do ar é considerada aceitável. Pode haver um risco, sobretudo para sensíveis à poluição.
- Insalubre para pessoas sensíveis 101 - 150 Quando pessoas ligada a grupos de risco podem sofrer efeitos na saúde. População em geral com menor probabilidade de ser afetada.
- Insalubre 151 - 200 Algumas pessoas podem sofrer efeitos na saúde; membros de grupos sensíveis podem sofrer efeitos mais sérios.
- Muito insalubre 201 - 300 Alerta de saúde: O risco de efeitos na saúde é maior para todos.
- Perigosa 301 ou mais Alerta de saúde para contexto emergência: todos têm maior chance de serem afetados.
A IQAir é uma empresa suíça de tecnologia que capacita indivíduos, organizações e governos a melhorar a qualidade do ar por meio de informações e colaboração.