O Instituto Nacional de Meteorologia alertou, nesta terça-feira (3), para a baixa umidade relativa do ar durante a tarde no Distrito Federal. O índice chegou a 9% na Estação Meteorológica do Gama. Trata-se do dia mais seco de 2024. No Plano Piloto, o valor foi de 14%.
O ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%. Brasília está há mais de cem dias sem chuva. Segundo o G1, o DF teve, ao longo do dia, 3.277.684,57 metros quadrados de áreas queimadas, e o Corpo de Bombeiros Militar registrou 71 incêndios florestais.
A tendência é de permanência da baixa umidade e de alta temperatura. Há alerta laranja de perigo para 15 Estados e o Distrito Federal.
Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.