O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um quarto alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul. O aviso é válido até as 10h da sexta-feira (27) e cobre as regiões central e norte do Estado, englobando municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Cruz Alta, Camaquã e Tramandaí.
O comunicado, publicado na manhã desta quinta-feira (26), indica perigo com a possibilidade de chuva de até 100 milímetros por dia, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Mais três alertas do Inmet cobrem o Estado — sendo dois laranjas e um vermelho. Todos são válidos até o meio-dia desta quinta-feira.
O primeiro aviso laranja de tempestade foi emitido na manhã de quarta e abrange boa parte do Estado. Municípios como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Uruguaiana, Bagé, Pelotas e Rio Grande estão dentro da área sinalizada.
O segundo alerta, de cor vermelha, indica grande perigo para a região central e parte da região sul. Nestes locais, há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O aviso abrange cidades como Pelotas, Santa Maria, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul e Tapes.
Já o terceiro, também de cor laranja, cobre parte da região Norte do RS. O comunicado abrange cidades como Erechim, Passo Fundo, Três Passos, Horizontina, Caxias do Sul, Vacaria e Torres.