O novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul será instalado nesta semana, segundo a Climatempo. A expectativa é que o trabalho ocorra entre a quinta-feira (1º) e a sexta-feira (2), em uma torre em Montenegro, no Vale do Caí. A conclusão do serviço está prevista para sábado (3).
O radar fará monitoramento de municípios da região metropolitana de Porto Alegre, Serra e os vales do Taquari, Caí, Sinos e Rio Pardo.
Depois, o equipamento passará por testes, calibração e ajustes necessários antes do início da operação, planejada para começar na segunda quinzena de agosto.
A responsabilidade da instalação é da Climatempo porque ela venceu a licitação estadual em parceria com a Meteopress, empresa europeia especializada na construção de radares meteorológicos.
O prazo inicial da prestação do serviço é de cinco anos, com investimento que poderá chegar a R$ 25,9 milhões no período. O serviço inclui o estudo técnico para definir o local de instalação, a infraestrutura, a operação do radar e o monitoramento contínuo das condições climáticas.
A Climatempo será responsável por emitir boletins de previsão e alertas antecipados de eventos meteorológicos de curto prazo (de seis a 12 horas) e curtíssimo prazo (até três horas).