As autoridades italianas decretaram alerta máximo para o sul do país em função da erupção simultânea de dois vulcões: o Stromboli, que domina a ilha de mesmo nome no arquipélago das Eólias, ao norte da Sicília; e o Etna, maior vulcão ativo da Europa. Estes são dois dos 10 vulcões em atividade na Itália.
O país é o único da Europa continental com vulcões ativos. A atividade simultânea neste momento, segundo os cientistas, é pura coincidência. Com 3,3 mil metros, o Etna entrou em erupção com frequência nos últimos anos.
Nos últimos dias, sua cratera central expeliu lava e nuvens de cinzas. Os moradores que vivem à sombra do Etna viram as explosões produzirem fragmentos incandescentes e fontes de lava.
As cinzas cobriram as ruas e até pistas do aeroporto de Catânia na última sexta-feira (5), impedindo pousos e decolagens. Simultaneamente, o vulcão Stromboli criou uma nuvem de calor de até 2 km. A Proteção Civil elevou o estado de alerta do nível laranja para o vermelho. As autoridades locais verificam os planos de retirada da população.
O vídeo divulgado pelos bombeiros mostra a matéria vulcânica descendo rapidamente para o litoral e se estendendo para o mar por centenas de metros. O magma do Stromboli fica a 200 km de profundidade, e o do Etna a 30 km.