O Parque Eduardo Gomes, em Canoas, se tornou o maior depósito temporário de entulho do município. O local, que fica na Avenida Guilherme Schell, no bairro Fátima, está superlotado e não poderá mais receber resíduos da enchente. De acordo com a prefeitura, são 120 mil metros cúbicos tomados por restos de móveis, eletrodomésticos e roupas.
O lixo estava sendo depositado ali de forma temporária, como um ponto de transbordo, até que fosse encaminhado ao aterro de Gravataí. Montanhas de resíduos com até seis metros de altura se formaram na área do parque e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) pediu esclarecimento à prefeitura a respeito da situação. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Canoas, em virtude da calamidade ocasionada pela enchente, o armazenamento emergencial está autorizado.
O parque está localizado próximo à Base Aérea de Canoas e dentro da área designada como segurança aeroportuária. Em nota, a Força Aérea Brasileira citou a Lei nº 12.725 e informou que solicitou agilidade na limpeza do local para evitar proliferação de animais, como urubus. Os entulhos seriam atrativo para fauna em região próxima à pista de pousos e decolagens, podendo comprometer as operações dos voos.
A legislação estabelece medidas para garantir a segurança nos aeroportos e proíbe atividades que possam atrair animas para áreas próximas às pistas de aeroportos. Além disso, cria uma zona de restrição com um raio de 20 quilômetros, incluindo quanto ao uso e ocupação do solo.
A prefeitura de Canoas, no entanto, afirma que nos pontos de transbordo não é permitido descarte de lixo orgânico ou de animais mortos. Ou seja, não há materiais atrativos para proliferação de aves. A previsão é de que o parque seja limpo somente no mês de setembro.
Mais de 126 mil toneladas de entulhos já foram recolhidas das ruas e estão em pontos de transbordo. Um edital para contratação de carretas bitrem deve ser lançado nos próximos dias. Esses caminhões serão utilizados para o transporte dos resíduos até o aterro de Gravataí.
Com o fechamento do espaço temporário do Parque Eduardo Gomes, foi estabelecido um novo ponto de transbordo entre as ruas David Canabarro e Santo Antônio, no bairro Mato Grande. Além disso, também seguem ativos os pontos da Avenida Guilherme Schell, próximo ao viaduto da BR-386 e nas ruas Antônio João Bianchini e Irineu Carvalho de Braga.