A equipe de um aquário dos Estados Unidos encontrou um peixe de mais de 900 quilos encalhado na costa do Estado de Oregon na última semana e o classificou como um peixe-lua comum. No entanto, uma bióloga marinha da Nova Zelândia, ao ver as fotos do animal que viralizaram na internet, desconfiou de que fosse uma espécie rara: um peixe-lua trapaceiro.
A bióloga marinha Marianne Nyegaard viu as fotos do peixe nas redes sociais do Seaside Aquarium e entrou em contato com a equipe para informá-los que acreditava que o animal era um tipo raro. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.
A carcaça do peixe, que o aquário acredita ser uma das maiores já documentadas, tem mais de dois metros de comprimento. O animal tem uma coloração cinza e formato arredondado, o que o faz parecer uma pedra.
Segundo Marianne, os dois peixes se parecem e são facilmente confundidos, mas podem ser distinguidos após exames. Entre as diferenças está a pele, pois o peixe-lua trapaceiro tem a pele lisa, enquanto os mais comuns são mais enrugados. Interessada pela espécie rara, a pesquisadora viajou até a praia onde o animal foi encontrado e acabou respondendo dúvidas de dezenas de pessoas que foram até o local para vê-lo.