O veranico de junho, que trouxe calor e tempo firme para todo o Rio Grande do Sul, rendeu um novo recorde para Porto Alegre. Nesta sexta-feira (14), a máxima na Capital foi de 32,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa é a temperatura mais alta registrada em um mês de junho desde 1997.
A onda de calor, porém, está com as horas contadas: a chuva chega à Região Metropolitana neste sábado (15) e deve fazer com que a temperatura reduza nos próximos dias. O inverno começa em uma semana, no dia 21 de junho.
O antigo recorde era de 8 de junho de 2006, quando a Capital registrou 31,6°C. A cidade teve temperatura superior a 30°C, incomum para o mês em que o inverno inicia, em outras 10 ocasiões ao longo dos anos. Segundo dados do Inmet, a média de temperatura máxima para o mês em Porto Alegre é de 20,3°C.
De acordo com a Climatempo, o sol forte, a influência da grande massa de ar quente, que vem causando o veranico de junho, e o predomínio de vento quente antes da chegada de uma frente fria, foram responsáveis pela quebra de recorde em Porto Alegre.
Em outras cidades do Estado, a temperatura também foi surpreendente. Conforme dados do Inmet, em Campo Bom, no Vale do Sinos, a temperatura máxima também foi 32,4°C. Já em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, foram registrados 32,1°C. Em Teutônia, no Vale do Taquari, em Santa Maria, no na Região Central, e em São Luiz Gonzaga, nas Missões, os termômetros marcaram 31°C. Pelo menos outras 25 cidades gaúchas tiveram máximas superiores a 25°C.