O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul no fim de semana provocou alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Em Farroupilha, na Serra, um vídeo registrou como o volume de água da cascata do Parque Salto Ventoso no domingo (16) aumentou após a chuva, assemelhando-se com uma cachoeira.
A cascata tem 56 metros de altura e está sobre uma gruta de 200 metros de comprimento. Com as fortes chuvas, houve aumento da vazão do Arroio Pinhal, que banha o ponto turístico. O fluxo de água adquiriu coloração de barro.
Uma queda d'água pode ser considerada cascata quando ocorre desde uma formação rochosa que faz com que a água caia sobre degraus ou declives acidentados. Já a cachoeira é quando a queda não tem interrupção, quando a água desce diretamente ou com poucos obstáculos.
De acordo com a Prefeitura, choveu 161 milímetros no município entre as manhãs de sábado (15) e a desta segunda (17). O nível já é maior que o previsto para todo o mês de junho – 152 mm.
Não foram registrados danos à estrutura do parque, segundo os responsáveis pelo espaço. O local deve reabrir nos próximos dias.