O frio chegou e Porto Alegre registrou a menor temperatura do ano nesta terça-feira (14). A mínima de 10ºC foi marcada pela manhã. No resto do Rio Grande do Sul, o amanhecer também foi gelado e dezenas de municípios registraram temperatura inferior aos 10ºC.
Segundo a Climatempo, o ar polar afastou as nuvens de chuva e derrubou a temperatura ainda mais na manhã desta terça-feira no Rio Grande do Sul. A capital gaúcha registrou a manhã mais fria de 2024, de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 15,3ºC, registrado em 6 de março.
As mínimas do Estado foram registradas na Metade Sul. A temperatura mais baixa foi marcada em Quaraí, na Fronteira Oeste: 2,3ºC. Em Bagé, na Campanha, a mínima da manhã foi de 3,8ºC. Já em Canguçu, no Sul, e Dom Pedrito, na Campanha, os termômetros registraram, 3,9ºC.
O Inmet emitiu, na madrugada de segunda-feira (13), um alerta laranja sinalizando a chance de grande queda na temperatura em todo o Rio Grande do Sul. O aviso tem validade de dois dias. A previsão é de que, na quarta-feira (15), a Capital quebre novamente o recorde, registrando mínima de 8ºC.