A chuva chegou em Santa Catarina e, até o momento, 10 cidades decretaram situação de emergência e 24 foram atingidas. A enchente obrigou 846 pessoas a saírem de casa nos últimos dias, de acordo com o levantamento da Defesa Civil do Estado. As informações são do portal g1.
As cidades em situação de emergência são: Rio do Sul, Rio do Oeste, Botuverá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá.
Os dados do último boletim, divulgado na noite de segunda-feira (20), mostram os estragos causados pelos temporais de 11 e 13 de maio, que deixaram 142 pessoas desalojadas (na casa de parentes ou amigos), e a forte chuva de sexta (17) a domingo (19).
Rio do Sul, no Vale do Itajaí, foi a mais atingida do Estado no fim de semana. A cidade teve o dia mais chuvoso em oito anos no sábado (18), e 431 pessoas ficaram desabrigadas na cidade. São João do Sul, no sul de Santa Catarina, é atingida pela enchente desde o início do mês. O município faz divisa com o Rio Grande do Sul e tem 142 pessoas desalojadas, além de comunidades isoladas.
Um homem está desaparecido desde o final de semana entre São José dos Ausentes e Bom Jardim da Serra. Ele era um dos três ocupantes de uma Toyota Hilux que caiu no Rio Contas/Capivaras. Os bombeiros retomaram, na manhã desta terça-feira (21), as buscas.
Previsão do tempo para esta terça-feira
No amanhecer desta terça-feira (21), segundo a Epagri/Ciram, a temperatura foi de -1,8ºC em Bom Jardim da Serra, -0,4 ºC em Urubici e 0ºC em Urupema.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou –2,9ºC no município de São Joaquim, na região gélida do Vale Caminhos da Neve. No decorrer do dia, o sol vai brilhar em toda a Serra catarinense e as temperaturas vão aumentando conforme as horas vão passando, oscilando sempre em torno dos 20ºC em praticamente todo o Estado.
Devido a instabilidades associadas ao início do processo de formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, podem ocorrer pancadas de chuva por alguns momentos nas áreas de divisa com o RS, principalmente no Grande Oeste. As informações são do portal NSC.