O Rio Grande do Sul amanheceu mais gelado nesta quarta-feira (15). Quaraí, na Fronteira Oeste, registrou mínima de 0,3ºC. Segundo a Climatempo, esse é o amanhecer mais frio de 2024 em todo o Estado. Os termômetros de São José dos Ausentes, na Serra, marcaram 1ºC nesta manhã. Dezenas de outros municípios ficaram abaixo dos 5ºC.
Os registros de temperatura baixa ficaram espalhados por todo o Rio Grande do Sul. Além das mínimas marcadas na Serra e na Fronteira Oeste, Soledade, no Norte, também amanheceu gelada, com 2,6ºC. Já em Bagé, na Campanha, a menor temperatura do dia foi 2,7ºC. Em Canguçu, no Sul, o valor apontado pelos termômetros foi de 3,8ºC. E em Santa Maria, na Região Central, a mínima ficou em 4,7ºC.
Porto Alegre quebrou novamente o recorde de temperatura mais baixa de 2024. Após amanhecer com 10ºC na terça-feira (14), a Capital registrou 6,9ºC nesta quarta-feira, segundo a medição da estação Belém Novo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse é o dia mais frio do ano para os porto-alegrenses.
Além do frio, vários municípios gaúchos podem ter amanhecido com geada nesta quarta-feira. A condição, típica do outono e inverno no RS, pode ter sido registrada nos locais que tiveram mínimas inferiores aos 4ºC.
A previsão é que o frio continue no Estado. Com mínimas próximas dos 4ºC, a previsão do Inmet é que alguns municípios na Campanha, no Sul e na Região Central amanheçam com geada na quinta-feira (16). Já na sexta-feira (17), as mínimas podem ser um pouco mais altas, próximas dos 6ºC. Na Capital, a variação térmica deve ser entre 10ºC e 14ºC.