Denominada Pudella carlae, ou pudu da selva peruana, uma nova espécie de cervo foi encontrada no norte do Peru. Segundo a BBC News, esta é a primeira descoberta de uma nova espécie de cervo em 60 anos na América e a primeira no século 21 em todo o mundo.
Há vários anos, os cientistas descobriram o pudu, um pequeno cervo de pelagem escura que ocupa vastas áreas desde a Argentina até a Colômbia. Até então, eram conhecidas duas espécies com o mesmo nome: o Pudu puda, encontrado nas florestas na fronteira sul entre Argentina e Chile; e o Pudu mephistophiles, também chamado de pudu pequeno ou do norte, considerado a menor espécie de veado do mundo, que habita regiões montanhosas entre o Peru, o Equador e algumas áreas da Colômbia.
Recentemente, pesquisadores da Divisão de Mastozoologia do Centro de Ornitologia e Biodiversidade do Peru conseguiram comprovar que há duas espécies diferentes de pudu pequeno. Uma delas habita a região peruana de Huancabamba e se estende até o norte da América do Sul. A outra, Pudella carlae, endêmica do Peru, vive no sul da depressão de Huancabamba.
Apesar de, por anos, terem sido classificadas como o mesmo animal, as duas espécies são consideradas distintas. Eles têm duas diferenças, explica Guillermo D'Elía, professor da Universidade Austral do Chile, que participou da pesquisa, à BBC News Mundo, o serviço espanhol da BBC.
A primeira distinção está relacionada à sua estrutura corporal. O Pudella carlae apresenta um porte maior, pelagem mais escura e formato de orelhas diferente, quando comparado à outra espécie. A outra, segundo o especialista, é a genética.
— As linhagens dos dois animais não coincidem para que sejam chamados da mesma espécie — pontua.