Em novembro do ano passado, pesquisadores identificaram que o A23a, maior iceberg flutuando no oceano atualmente, está se movimentando de novo após 37 anos parado. Agora imagens do satélite Copernicus Sentinel-3, responsável por acompanhar o A23a, mostram o trajeto que o bloco de gelo está fazendo.
O bloco de gelo de 400 metros de espessura surgiu na costa da Antártida em 1986, e logo encalhou no Mar de Weddell devido a sua profunda quilha.
São quase 4 mil quilômetros quadrados de superfície, tamanho oito vezes maior do que a superfície de Porto Alegre (de 496,8 quilômetros quadrados). Nos últimos meses, o iceberg passou a se deslocar, conforme publicação da BBC.
Ele está deixando o Mar de Weddell em direção ao Oceano Antártico, acompanhando o rastro de outros icebergs que passaram por condições semelhantes, como o A68 e o A76a.
Cientistas do British Antarctic Survey, instituto de pesquisa polar do Reino Unido, conduziram uma expedição para conferir as condições do iceberg. Andrew Fleming, chefe de mapeamento da equipe, informou que foram colhidas amostras de água ao redor do bloco de gelo. Imagens captadas a bordo mostram a dimensão do A23a, que chega a quase 4 mil quilômetros quadrados.
"É uma sorte incrível que a rota do iceberg saindo do Mar de Weddell tenha ficado diretamente no nosso caminho planejado, e que tínhamos a equipe certa a bordo para aproveitar esta oportunidade", relatou Fleming, em publicação do instituto. "Temos sorte de que a expedição do A23a não tenha interferido nos prazos apertados de nossa missão científica, pois é incrível ver este enorme iceberg pessoalmente – ele se estende até onde a vista alcança". Abaixo, imagens da expedição: