Pesquisadores conseguiram chegar a números mais aproximados sobre as medidas do A23a, maior iceberg do mundo flutuando no oceano. As medições foram feitas por satélite e mostram que o bloco tem uma espessura média total um pouco acima de 280 metros. As informações são da BBC.
O grande bloco de gelo se desprendeu da costa da Antártida em 1986 e voltou a se movimentar recentemente após 37 anos.
O iceberg possui uma área de 3,9 mil quilômetros quadrados, volume de aproximadamente 1,1 mil quilômetros cúbicos e uma massa de quase 1 trilhão de toneladas. Para comparação, o bloco glacial tem tamanho oito vezes maior que a superfície de Porto Alegre. A capital gaúcha tem 496 quilômetros quadrados.
As medições de A23a provêm da missão CryoSat-2, realizada pela Agência Espacial Europeia. A espaçonave carrega um altímetro de radar capaz de detectar quanto da massa de um iceberg está acima da linha d'água. Com informações sobre a densidade do gelo, é possível determinar quanto deve estar submerso.
Os cientistas da missão CryoSat-2 afirmam que a plataforma de gelo chegou em seu ponto crítico e que as próximas semanas determinarão sua trajetória pelo Oceano Austral.
Espessura do iceberg
Segundo novos dados coletados por radar a respeito da espessura do iceberg, o maior arranha-céu do Brasil, o One Tower, que fica em Balneário Camboriu, possui 290 metros de altura, apenas 10 mais do que a espessura do bloco de gelo que se deslocou do continente branco.