A tempestade tropical Lidia começou a se aproximar das costas do Pacífico mexicano, neste domingo (8), onde se espera que cause fortes chuvas, segundo informações das autoridades meteorológicas. É esperado que, durante a tarde desta segunda-feira (9), o fenômeno se fortaleça e se torne um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que classifica a força dos eventos atmosféricos com base na velocidade de seus ventos.
Lidia está a 800 km das Ilhas Marias, no Pacífico mexicano, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). A tempestade avança a 11 km/h com ventos máximos sustentados de 110 km/h.
O serviço meteorológico mexicano afirmou que Lidia causará chuvas em Baja California Sur, onde está localizado o balneário de Los Cabos, frequentado por turistas internacionais, e nos estados de Sinaloa, Nayarit e Jalisco, todos na costa do Pacífico.
A previsão é de que o Lidia atinja o solo na manhã de terça-feira (10). Depois deste pico, a tendência é de diminuição.
O México enfrenta anualmente o impacto de furacões em suas costas dos oceanos Pacífico e Atlântico, geralmente entre maio e novembro. No final de agosto, o furacão Hilary causou fortes chuvas e uma morte em sua passagem pelo México.
O último que teve grande impacto na região da América do Norte foi em 2017, que deixou ao menos sete mortos. Na ocasião, a tempestade tropical provocou chuva forte, equivalente ao que seria esperado para várias semanas.