Os resíduos orgânicos são formados, basicamente, por restos de alimentos e cascas de frutas e legumes, além de outros itens que não podem ser reciclados. De acordo com especialistas, eles não podem ser misturados com os itens recicláveis, pois inviabilizam o reaproveitamento da matéria-prima.
— Não se pode misturar nada de alimentos com papel ou papelão. Por isso, indico que, em casa, as pessoas separem papéis e papelões de outros resíduos — afirma Vanusca Dalosto Jahno, professora do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.
O que muitas pessoas não sabem é que tecidos e bitucas de cigarro também entram nessa categoria. Vanusca aponta que o lixo não reciclável pode ser classificado de duas formas: o rejeito, que é o vai para o aterro, e aquilo que pode servir de compostagem.
— A compostagem é uma reciclagem do orgânico, formado por frutas, cascas de alimentos, verduras. Alguns municípios têm compostagens comunitárias, mas as pessoas podem fazer em suas casas. A vermicompostagem, com minhocas, é uma opção para apartamentos, por exemplo — esclarece a docente.
No entanto, nem todos os alimentos podem ser usados na compostagem. Carnes, leite e iogurte são considerados rejeitos, assim como os resíduos do banheiro.
Resíduos orgânicos
- Restos de alimentos
- Casca de frutas
- Saquinhos de chá
- Borra de café
- Plantas
- Madeira
- Cinzas
- Tecidos limpos
Outros materiais que não podem ser reciclados:
- Papel engordurado
- Guardanapos usados
- Lixo de banheiro
- Bituca de cigarro
- Embalagens sujas de alimentos
- Fita adesiva
- Papel metalizado
- Esponjas
Fonte: Cartilha de orientações para descarte adequado de resíduos da PUCRS