Manaus ficou encoberta por fumaça de queimadas pelo terceiro dia consecutivo. Uma nuvem cinzenta cobriu toda a cidade nesta sexta-feira (13). Neste ano, a fumaça das queimadas passou a invadir Manaus desde agosto. O problema se agravou em setembro e ao longo dos primeiros dias de outubro. As informações são do g1.
No mesmo dia, o governo anunciou o envio de 149 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para auxiliar no combate a incêndios florestais no estado do Amazonas. Este é o pior outubro de queimadas no Estado nos últimos 25 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O órgão compila os dados desde 1998.
A Secretaria de Saúde do Amazonas divulgou dicas para a população se proteger em meio à onda de fumaça de queimadas, como uso de máscaras e umidificadores de ar em ambientes internos. Além disso, o órgão recomenda evitar prática de atividades ao ar livre em qualquer horário, se a qualidade do ar estiver ruim ou péssima.
Nesta semana, a fumaça pairou sobre a capital e não saiu mais. Desde quarta-feira (11), Manaus está encoberta pela poluição proveniente das queimadas que ocorrem em cidades próximas à capital e em outros municípios.