Estudos liderados pela British Antarctic Survey mostram que o impacto do aquecimento global no planeta pode ser considerado inevitável. Segundo a pesquisa, o aumento do derretimento da Geleira da Antártida Ocidental pode incrementar o nível dos oceanos em até cinco metros. Com isso, cidades costeiras podem ser afetadas a ponto de ficarem inabitáveis.
Os pesquisadores apontam que mesmo em um cenário de redução drástica de carbono, o degelo vai avançar. De acordo com o jornal The Guardian, mesmo com o aquecimento global mantido abaixo de 1,5°, as plataformas de gelo flutuantes no mar de Amundsen irão derreter três vezes mais rápido que no último século.
Uma das autoras do estudo, Kaitlin Naughten chega a dizer que "se quiséssemos preservá-la em seu estado histórico, teríamos precisado agir sobre as mudanças climáticas décadas atrás".
Dados mostram um terço da população mundial vivendo a 100 quilômetros da costa e essas populações precisarão se adaptar a nova realidade ou abandonar os locais onde vivem, devido ao aquecimento global.
Publicada na revista Nature Climate Change, a pesquisa usou um modelo em alta resolução do Mar de Amundsen para fornecer uma avaliação abrangente da situação. A pesquisa, segundo os cientistas, mostra que a humanidade não deve parar de trabalhar para reduzir a dependência em combustíveis fósseis.