Moradores do Rio Grande do Sul puderam ver uma nuvem prateleira (ou shelf cloud, em inglês), no início da manhã desta sexta-feira (22). Nas redes sociais há relatos de avistamento do fenômeno em municípios de diferentes regiões. Em um dos vídeos (veja acima), o registro é atribuído a São Francisco de Paula, na Serra. Moradores de municípios do Norte também informam terem visto a formação.
Conforme a Climatempo, as nuvens carregadas passaram por pontos do Leste, Nordeste e Serra do RS nas primeiras horas da manhã.
— O vídeo mostra o que chamamos de nuvem prateleira, que são a base de nuvens muito grandes, as cumulonimbus. Em algumas situações de contraste de temperatura, elas formam uma parte destacada que parece um degrau. São nuvens que provocam ventania e chuva forte — explica a meteorologista Josélia Pegorim.
Segundo Henrique Repinaldo, meteorologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a extensão horizontal desse tipo de nuvem varia bastante:
— Ela pode ter desde poucos quilômetros até uma centena. Isso vai depender do tamanho do aglomerado de nuvens de tempestade. Como está associada a uma nuvem cumulonimbus, pode ter altura de 10 quilômetros, 12 quilômetros — explica.