A chuva expressiva que atingiu diversas cidades do Rio Grande do Sul na madrugada e na manhã desta segunda-feira (22) veio acompanhada de muitos raios. O Observatório Espacial Heller & Jung, que fica em Taquara, registrou imagens que mostram a atividade elétrica no céu.
As câmeras do observatório, destinadas ao registro de meteoros, possuem uma cobertura de 100% dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Também cobrem o sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Já a área de abrangência do sensor para registro de raios inclui um raio de 40 quilômetros no entorno de Taquara.
Os vídeos foram gravados em diferentes momentos — da madrugada, pouco antes das 5h, até o início da manhã desta sexta, por volta das 6h30min. Nesta manhã, algumas regiões do RS têm atividade elétrica moderada e alta, segundo o Grupo de Atividade Atmosférica (Elat), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora a situação em tempo real em todo o Brasil neste site.
Devido ao avanço de uma frente fria, a sexta-feira no Estado seguirá marcada pela instabilidade. Segundo a Climatempo, a precipitação ocorre em forma de pancadas intercaladas com períodos de tempo firme em todo o RS. Chove mais forte na Fronteira Oeste, no Noroeste e no Norte. Nas demais regiões, a chuva será de intensidade fraca a moderada.