A semana começa com ventos vindos do oceano e instabilidade. A chuva verificada em vários municípios do RS neste domingo (24) deve se repetir nesta segunda-feira (25). Nas regiões da Serra, Litoral Norte, Central e Metropolitana, o dia deve ser de altas precipitações, com ventania. Nas regiões da Campanha e Sul, a chuva chega durante a tarde.
Na terça-feira (26), a baixa pressão provoca um ciclone, com a chuva seguindo e havendo fortes rajadas de vento, sobretudo no Litoral Norte, na Região Metropolitana, no Norte, na Serra e no Sul.
Projeção do site Windy mostra como a chuva deverá avançar pelo território gaúcho nesta semana. Segundo a Climatempo, a formação do fenômeno pode provocar rajadas de vento de até 70 km/h.
Neste domingo (24), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que Porto Alegre teve, em 2023, o mês de setembro mais chuvoso desde 1916, quando se iniciaram as medições oficiais. A medição aponta que choveu 380,6 milímetros até este domingo (24). A máxima anterior foi registrada em 1926, com 362,7 milímetros.