A intensa e longa onda de calor que atinge o Brasil desde 17 de setembro de 2023 está chegando ao fim. Em alguns Estados, a máxima passou de 40°C nos últimos dias. Conforme a Climatempo, a mudança climática se deve à formação de uma frente fria no sul do país, associada a um ciclone extratropical, e o enfraquecimento do grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o Centro-Oeste e o Sudeste.
Partes do Sudeste e do Centro-Oeste ainda vão registrar altas temperaturas até esta quinta-feira (28). Já a região Sul sentirá os efeitos ainda nesta quarta-feira (27), em razão da frente fria e do ciclone. "O ar frio de origem polar entra no Sul e vai fazer um friozinho nos próximos dias. As temperaturas ficam amenas pelo menos até domingo (1º)", acrescenta a empresa brasileira de meteorologia.
O ciclone extratropical que se formou em alto-mar próximo à costa de Santa Catarina e ao litoral norte do Rio Grande do Sul entre a noite de terça-feira (26), e a madrugada desta quarta intensifica a instabilidade na região com muita chuva, vento e tempo severo, conforme a Defesa Civil gaúcha. Enquanto o fenômeno climático se afasta rapidamente na quinta-feira da costa do sul do Brasil, a frente fria avança na direção de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
No entanto, a frente fria avança sobre o Sudeste e encontra calorão, o que aumenta o risco de temporais nesta quarta-feira em São Paulo. Conforme a empresa Meteoblue, a temperatura cai drasticamente em São Paulo a partir desta quinta-feira. Há ainda previsão para chuva até domingo.
Previsão para os Estados
Segundo a Climatempo, as pancadas de chuva vão ocorrer em praticamente toda a região Sudeste e as temperaturas tendem a voltar ao normal. Ainda nesta quarta, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar 40°C ou mais, mas as temperaturas já começam a ficar mais amenas a partir desta quinta-feira.
"Com máximas previstas em 41°C para o Rio de Janeiro, 38°C para Vitória e 39°C para Belo Horizonte, as três capitais ainda podem ter recorde de calor nesta quarta", projeta a Climatempo. Na região Centro-Oeste, o vento frio trazido pela frente fria em Mato Grosso do Sul causa grande diminuição do calor.
"O enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica permite a formação de nuvens carregadas sobre Mato Grosso e Goiás e as pancadas de chuva voltam a ocorrer nesta quarta", acrescenta a Climatempo. A chuva deve permanecer até o fim de semana, o que fará as temperaturas diminuírem.
Calor vai continuar na primavera
A estação das flores teve início no último sábado (23), sob influência do fenômeno El Niño e, por isso, com previsão de temperaturas acima da média em grande parte do país e chuvas intensas na região Sul, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Segundo o coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, Gilvan Sampaio, o El Niño deve influenciar o clima no Brasil até o início do ano que vem, reduzindo o volume de chuva nas regiões Norte e Nordeste.